sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Google Tradutor vai funcionar dentro de apps no Android 6.0


O Google Tradutor vai funcionar dentro dos aplicativos que você utiliza em um smartphone com sistema Android. 

O novo recurso, que estará disponível a partir do sistema Android 6.0 Marshmallow, terá suporte para a tradução de 90 idiomas.

Basta selecionar o trecho de um texto cujo significado você não sabe e a opção de traduzir será exibida.

Será possível ver a tradução de uma mensagem recebida no WhatsApp, conferir a experiência profissional de alguém no LinkedIn ou ver o que dizem os usuários do TripAdvisor.

Contudo, por ora, somente esses três apps têm suporte para a integração com o Google Tradutor.

O Google não mencionou se a função será levada para o sistema iOS, do iPhone.




Novo vírus do Android rouba dados e enche o celular com publicidade


Um novo vírus do Android, batizado de Kemoge, tem se espalhado com facilidade entre aparelhos que rodam o sistema operacional do Google .Uma vez instalado, o malware exibe uma grande quantidade de anúncios indesejados na tela do smartphone infectado e pode dar aos hackers controle total do aparelho. A praga virtual, descoberta por especialistas em segurança da empresa FireEye e divulgada nesta quinta-feira (8), consegue, inclusive, explorar brechas e fazer root no aparelho, sem que o usuário perceba.
Exclusivo: Android é alvo de 99% dos vírus para smartphones, diz Kaspersky
O Kemoge é distribuído de forma oculta em lojas independentes de aplicativos - e não na Google Play Store e já atinge usuários de 20 países. 



Jogos infectados no Google Play afetaram usuários de Android


A empresa especializada em defesas de ameaças digitais e segurança, Trend Micro, descobriu que dois jogos do Google Play foram hackeados e permitem que invasores tenham total controle dos aparelhos. Os apps em questão são o RetroTetris e o Brain Test.

A estimativa da empresa é de que entre 100 e 500 aparelhos foram afetados por esse malware, sendo que a maioria deles se encontra na China. Ao serem baixados, os jogos podem fazer root no aparelho, ou seja, permitem que os hackers tenham acesso à raiz do dispositivo e que possam controlar partes do Android que eram, até então, inacessíveis para o usuário comum.

A invasão acontece da seguinte forma: o aplivativo, após ter sido baixado, executa um código malicioso. Esse código envia comandos para iniciar RootRunGenius SDK (um kit de desenvolvimento de software), que ajuda o app a fazer download de exploits da Internet. Esses exploits, por sua vez, fazem com que o app tenha privilégios de roots no aparelho.





Confira os smartphones da Samsung que estão sendo testados com Android Marshmallow


No início dessa semana vimos uma lista ser liberada com todos os smartphones que serão atualizados para o Android Marshmallow. Nesta lista vimos os modelos de várias fabricantes, entre elas Samsung. A sul-coreana, até então, apenas tinha informado que seus recentes flagships seriam atualizados para a nova versão do sistema móvel da Google, mas não ficou claro quando isso aconteceria.

Agora, o site SamMobile, famoso por lançar informações antecipadas envolvendo a Samsung, acaba de liberar uma lista dos modelos da companhia que já estão sendo testados com o Android Marshmallow. Nesta lista vemos os smartphones: Galaxy S5, Galaxy S6, Galaxy S6 Edge, Galaxy S6 Edge Plus, Galaxy Note 4 e Galaxy Note 5. A empresa pode rever esta decisão e incluir mais variantes futuramente, mas por enquanto apenas os flagships estão inclusos:



O Android poderá correr aplicações Windows muito em breve


Os planos de ter os diferentes sistemas operativos móveis a partilhar aplicações não é novo e tem já casos de sucesso bem conhecidos.

Mas novas ideias têm surgido e um novo passo pode estar prestes a ser dado. Em breve vamos poder ter aplicações Windows a correr directamente no Android, graças ao CrossOver e ao Wine.
Todos os utilizadores do Linux conhecem bem o Wine. Esta aplicação consegue trazer para o Linux e para o Mac as muitas aplicações Windows, que sem esta ajuda não poderiam ser executadas.

Mas a equipa que desenvolve o Wine anunciou agora que o próximo sistema a ser suportado seria o Android e que até ao final do ano o CrossOver chegaria ao sistema operativo da Google.


Aplicações intrusivas no Android foram descarregadas mais de 200 mil vezes


A empresa de segurança informática Eset Security encontrou aplicações intrusivas no Google Play que quando instaladas, mostram publicidade a cada 30 ou 40 minutos no smartphone do utilizador. Estas apps são apresentadas como ferramentas de truques e dicas para dois conhecidos jogos - Pou e Subway Surfers - e foram descarregadas mais de 200 mil vezes.

As aplicações em causa - Cheats for Pou, Guide for SubWay e Cheats for SubWay - usam um esquema para enganar o sistema de verificação da Google. Aos ‘olhos’ do Google Bouncer - a ferramenta que valida o código-fonte dos pacotes submetidos pelos programadores - as aplicações não apresentam qualquer código que as faça ser bloqueada pelos sistemas da tecnológica norte-americana.



Google libera atualização do Android com proteção contra o Stagefright 2.0


Há alguns meses, uma falha no Android chamada de Stagefright deixou muitos usuários preocupados. Isso porque essa falha permitia que hackers pudessem controlar os aparelhos de vítimas através de uma simples mensagem de sms. Logo após tomar conhecimento dessa falha, a Google começou a trabalhar em pacotes de segurança para proteger seu sistema operacional e aos poucos as fabricantes começaram a disponibilizar atualizações com essa proteção.

Acontece que há alguns dias, a Zimperium acabou descobrindo uma nova falha, semelhante a primeira, mas que fazia uso de arquivos de áudios maliciosos para ter acesso aos smartphones da vítima. A ameaça ficou conhecida como Stagefright 2.0. Mas ao que tudo indica a Google também já cuidou desse “pequeno problema”.



Sony vai permitir que 10 mil usuários testem o Android 6.0 Marshmallow antecipadamente


A Sony tomou uma iniciativa um tanto inédita no mercado de fabricantes que personalizam o Android antes de oferecer aos seus usuários de forma massiva. Acontece que a empresa dessa vez está oferecendo aos donos de um Xperia Z3 ou Xperia Z3 Compact a chance de testar o novo Android 6.0 Marshmallow antes dos outros.

São 10.000 vagas para que esses usuários testem a versão beta do sistema operacional antes do tempo, oferecendo de volta um feedback e comentários com sugestões e críticas para ajudar a melhorar ainda mais essa personalização.

Esse teste beta para o Android Marshmallow faz parte do novo programa Concept for Android criado pela fabricante em julho, só que dessa vez estará disponível para mais países, não apenas Suécia.




Whatsapp para Android recebe opção para backup de conteúdos via Google Drive


Atualmente o WhatsApp já é parte da vida de muitas pessoas. Em diversos lugares do mundo, os usuários utilizam o serviço para manter contato com familiares, amigos, para dividir momentos de alegria seja em fotos, vídeos ou até mesmo nas mensagens, e tudo isso acaba se tornando parte da nossa história e nos proporcionando ótimas memórias.

Pensando nisso, o WhatsApp para Android está implementando um novo recurso que permite que seus usuários possam salvar esses conteúdos importantes através do Google Drive e manter suas memória intactas mesmo se algo acontecer com o seu aparelho ou caso você compre outro. 

Dessa forma todo o conteúdo salvo não vai se perder e mesmo mudando de smartphone ou até mesmo de número, continuará sendo uma boa lembrança. 



Aparelhos com Android terão recurso semelhante ao 3D Touch


 3D Touch, recurso que detecta a pressão aplicada na tela e considerado a inovação mais relevante presente nos aparelhos iPhones 6s e 6s Plus,  estará disponível nos modelos das concorrentes em meados do início do ano de 2016 através da Synaptics.

A Synaptics está trabalhando com a tecnologia parecida com o 3D Touch, chamada ClearForce, que permite diversificar os controles na tela em conformidade com a força nela sobreposta pelo usuário. Com isso, os consumidores que têm interesse na tecnologia e que não gostam do sistema utilizado pela Apple (iOS) poderão ter acesso à novidade nos aparelhos compatíveis com o sistema Android.