quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Lollipop chega a 25% dos celulares com Android no mundo


O Google consegui alcançar mais uma marca para seu sistema operacional móvel, com aproximadamente 25% dos usuários aderindo ao Android 5.0 (Lollipop). A novidade foi divulgada pelo gigante das buscas nesta semana e mostra também os índice das outras versões da plataforma, usada em smartphones e tablets.
A evolução do Android: do Cupcake ao Marshmallow, conheça todas as versões
Por enquanto, o lider desse ranking é o Android 4.4 Kit Kat, versão antecessora que ainda vem instalada em muitos celulares disponíveis no mercado.,


Pai do Android acha que o futuro da tecnologia não é o mobile


Andy Rubin, o "pai do Android", acredita que o futuro da tecnologia não está nos dispositivos móveis. Em um discurso feito nesta semana na Califórnia, Estados Unidos, ele revelou que acredita que a nova plataforma de comunicação não deve ser como conhecemos. "O mobile ainda não está indo embora. Mas acredito que em algum ponto do futuro - não nos próximos 10 ou 20 anos - alguma forma de inteligência artificial, por falta de termo melhor, será a próxima plataforma de comunicação. 

Rubin criou o Playground, um fundo de capital de risco e incubadora que tem como objetivo descobrir qual é a próxima grande coisa, "o que irá além do celular ou do tablet", segundo o desenvolvedor. "Quando você gastar todo o seu tempo interagindo com a tela, você tem que começar a pensar em coisas que não têm uma tela", explicou.

O desenvolvedor aposta ainda que a nova tecnologia será capaz de recolher e analisar todas as informações geradas por dispositivos conectados.



Android Marshmallow está disponível não-oficialmente para o Nexus 4


Google lançou o Android Marshmallow para a linha Nexus esta semana. Porém, os dispositivos lançados antes de 2013 acabaram ficando de fora da festa. Assim, aqueles que contam cos modelos Nexus 4, Nexus 7 original e Nexus 10 vão continuar presos ao Android 5.1.1 Lollipop até que troquem de aparelho ou instalem um ROM customizada. Por mais que a empresa queira vender a ideia de que estes dispositivos estão com hardware defasado, o Nexus 7 2013 vem com Snapdragon 600 que oferece o mesmo nível de processamento que o Nexus 4 com seu Snapdragon S4 Pro e acabou sendo atualizado.

Se você não quer ficar sentado esperando a boa vontade da Google em mudar de ideia e trazer o Android Marshmallow para o seu Nexus 4 abandonado, o desenvolvedor Dmitry Grinberg acaba de lançar uma ROM que traz todas as atualizações feitas no código AOSP do robozinho esta semana pela Google. Para ter a novidade em seu smartphone, basta fazer download da imagem do sistema e seguir o nosso tutorial para fazer a instalação em seu smartphone. A imagem não traz os apps e serviços da Google. Assim, será necessário passar o GApps separadamente.


Lollipop já corre em quase um quarto dos dispositivos Android


O problema da fragmentação no Android é uma constante e quase todos os utilizadores têm este problema. As actualizações tardam a chegar ou muitas vezes nem sequer chegam.

Mas a verdade é que este problema tem estado a ser lentamente tratado pela Google e pelos fabricantes, e os números do Android mostram já isso mesmo. Já perto de um quarto dos dispositivos Android correm já a versão Lollipop.



Novos resultados da Kantar mostram queda do Android para crescimento de WP e iOS



O mercado de dispositivos móveis é extremamente competitivo, sendo vistas reviravoltas surpreendentes como a queda de gigantes como Nokia e Motorola, bem como a ascensão de Samsung e Apple ao posto de maiores fabricantes do mundo. Devido a isto, não é de se estranhar que o ramo dos sistemas operacionais seja também bastante volátil, fazendo com que números de "fatia de mercado" variem constantemente.

De acordo com novos resultados publicados pela especialista Kantar para os três meses que se encerraram em agosto deste ano, talvez a Google precise abrir um pouco mais os olhos, pois sua plataforma enfrentou algumas quedas consideráveis em determinados países onde suas rivais cresceram em participação.

Vale notar que em alguns países da Europa e nos EUA o Android continua em crescimento, mesmo já estando com uma margem considerável para os sistemas rivais. Devido a isto, é possível que vejamos uma hegemonia ainda maior em breve. Como os resultados foram coletados apenas até o final de agosto, entretanto, devemos esperar para sabermos como as vendas dos novos iPhones surtirão efeito no mercado mundial, além ainda dos primeiros flagships com Windows 10 Mobile que foram anunciados nesta semana e devem chegar ao mercado no próximo mês.



Deseja instalar apps Windows em seu dispositivo Android? CrossOver tornará possível



Microsoft está trabalhando no projeto Astória para levar aplicativos do Android ao Windows 10 Mobile, mas já temos novidades sobre uma solução que propõe o caminho inverso. CrossOver é uma nova ferramenta baseada no Wine que promete chegar em breve ao Android.

Segundo os desenvolvedores da CodeWeavers, empresa responsável pelo CrossOver e por levar aplicações Windows para o Linux, a primeira versão estará disponível para os usuários do sistema do robozinho verde antes do final do ano. Infelizmente, nem todos poderão desfrutar dos novos recursos, já que não a ferramenta não é um emulador, o que exigirá processador x86 da Intel ou AMD para que os programas Windows possam rodar.


Grupo Cyanogen já trabalha na CM 13 ROM com Android Marshmallow



Esta semana, Google liberou a imagem de fábrica para a linha Nexus do Android 6.0 Marshmallow. A gigante de Mountain View também atualizou o código AOSP que será distribuído para as fabricantes que modificam o código com sua própria implementação. Já sabemos quais smartphones serão atualização para a próxima versão do robozinho, mas ainda não temos data de quando isso poderá acontecer.

Se você não possui um smartphone Nexus e tem pressa em receber a novidade em seu celular, o grupo Cyanogen acaba de soltar uma nota informando que já está trabalhando na CM 13, sendo esta a primeira ROM customizada a trazer o Marshmallow de forma mais aberta para dezena de smartphones do mercado.




Tales from the Borderlands episódio 1 agora é grátis para usuários Android


Estamos próximos de mais um feriado nacional e mais opções de jogos em nossos dispositivos móveis nunca é demais, principalmente se forem títulos de qualidade e que possam ser baixados gratuitamente. Os usuários que buscam algo assim ficarão felizes em saber que a Telltale está disponibilizando o jogo Tales from the Borderlands sem custos na Google Play.

Conhecida por títulos de aventura point-and-click tais como The Walking Dead ou Game of Thrones, a Telltale também apostou na temática de shooters para lançar Tales from the Borderlands. À semelhança dos demais títulos da desenvolvedora, as fases do jogo também são divididas em capítulos, confira o trailer.



Dica Android: Como guardar um número durante uma chamada?



Para quem necessitar de registar algo durante uma chamada, existe uma app para Android que permite facilmente tal tarefa. Chama-se Call Writer e, tal como o nome sugere, permite escrever enquanto estamos com uma chamada a decorrer.

Como guardar um número enquanto estamos ao telefone?

Usando o Call Writer  tudo é muito simples. Enquanto a chamada decorre, o utilizador pode colocar em “voz alta” e ir registando as notas através de um botão de atalho que aparece no ecrã tal como mostra a figura seguinte. De salientar que o utilizador pode escrever com o teclado ou desenhar.



Câmera 3D também funciona como computador Ubuntu e Android


As câmeras 3D mal começaram a ganhar terreno e já estão evoluindo rapidamente. É o que deixa claro a Persee, a primeira câmera-computador tridimensional do mundo. Ao contrário das outras máquinas do tipo, a Persee tem sua própria inteligência. Seu sistema operacional é baseado no Android e Ubuntu, permitindo que programadores e fabricantes desenvolvam aplicações de forma familiar. 
Hero4 Session atualiza firmware para configurar vídeo sem usar GoPro App
As capacidades computacionais da Persee são obtidas graças à combinação do processador quad-core Cortex A17 de 1,8 GHz, da GPU Mali T7, da RAM de 2 GB e da câmera Astra Pro 3D, desenvolvida pela mesma fabricante, a Orbbec, e também vendida separadamente. A conectividade é feita por meio de portas USB e HDMI, bluetooth e Wi-Fi dual band.



LG G2 deve receber Android 6.0 Marshmallow


Ao que parece, a LG vai dar atenção para o G2, que hoje está duas gerações ultrapassado. Ainda com potência suficiente para rodar todos os apps, vazou uma lista de benchmark em que ele estava rodando com Android 6.0 Marshmallow. Ou seja, a atualização pode chegar para o modelo.

Até o momento, a LG confirmou que apenas os modelos G3, G4 e G Flex 2 vão receber o novo Android. Este teste vazado indica que a fabricante deve estar testando como aparelhos mais antigos se saem com o sistema. Veja a imagem abaixo, capturada pelo Napidroid.




Porsche rejeita Android Auto em novo 911 por coleta exagerada de informações



A Google segue buscando parceiras para a utilização do Android Auto, já tendo conseguido algumas fabricantes conhecidas como Volkswagen e Honda. Ao que parece, contudo, a gigante das buscas está enfrentando alguns problemas para conseguir convencer a alemã Porsche a utilizar seu sistema operacional para computador de bordo, segundo entrevista da própria fabricante ao Motor Trend.

De acordo com o que foi revelado, os problemas estão relacionados principalmente com o excesso de informações que a Google espera que as fabricantes disponibilizem sobre seus veículos, fazendo com que a Porsche desistisse de utilizar o Android Auto em seu modelo 911 para o ano de 2017 como o esperado. Isto se dá ao fato de que a companhia estaria exigindo algumas informações que vão além do que um sistema auxiliar necessita, indo desde velocidades atingidas até localização do veículo e temperatura do óleo.



Novos vazamentos revelam mais detalhes do Android da BlackBerry



Recentemente, a BlackBerry confirmou de maneira oficial que o seu primeiro smartphone com Android já está saindo do forno. Chamado de BlackBerry Priv, o gadget ainda não teve muitas informações técnicas reveladas oficialmente e tudo o que se sabe até agora é que ele contará com uma tela deslizável — informação já antecipada por alguns vazamentos.
As informações mais recentes que circulam na web dão conta de alguns detalhes do gadget, que deve ter um cuidado especial com a privacidade de seus usuários e contar com recursos de ponta. De acordo com dados veiculadas pelo site N4BB, o aparelho vem com suporte para gravar vídeos em 4K e um processador de respeito.
Segundo a publicação, o Priv embarcará um Snapdragon 808 hexa-core de 64-bits e uma GPU Adreno 418. Sua câmera traseira terá lentes Schneider Kreuznach e será capaz de capturar vídeos com resolução 4K e fotos de até 18 megapixels.




Telegram é atualizado para tirar o máximo de proveito do Android Marshmallow


Com o Android 6.0 Marshmallow sendo lançado oficialmente, diversos desenvolvedores estão atualizando seus aplicativos. Entre eles, temos o Telegram que foi atualizado para a versão 3.2.3 com novidades específicas para tirar proveito das novidades presentes no Marshmallow.

O chancelog da versão 3.2.3 do Telegram informa as modificações:



Android x86 ganha versão mais estável para levar o Lollipop ao seu PC



Existem algumas ferramentas que permitem ter o Android instalado em um PC com processador Intel ou AMD. Uma das mais populares é o Android x86. Este software permite que você rode o Android com acesso root em sua máquina, tendo-o como um sistema operacional completo. Recentemente foi lançada uma versão beta que trazia grande parte das novidades introduzidas no código AOSP do Lollipop. O que é uma ótima notícia para os aficionados pelo sistema do robozinho.

Embora o sistema funcione bem e seja voltado para notebooks, existem algumas limitações que possa incomodar alguns: aplicações compiladas para dispositivos com processadores ARM podem apresentar bugs, ou mesmo serem listadas com incompatíveis com seu disposto na Play Store. Mesmo não sendo a versão final, o sistema já tem implementado o suporte a vários recursos, como o multitoque, áudio, Bluetooth e câmera. Além disso essa versão do Android também já conta com: aceleração de vídeo por hardware para equipamentos com chipsets Intel ou AMD Radeon.

Nos últimos dias, o projeto atingiu um marco muito importante: uma compilação com base no Android Lollipop estável para uso diário e ganhou uma versão RC (Release Candidate). O lançamento é totalmente funcional em todos os aspectos, mas ainda não é considerável final. A versão 5.1-RC1 é baseada no Android 5.1.1_r24. Muitas correções foram feitas no código para corrigir os problemas que impediam a maior compatibilidade entre o hardware x86 e o software voltado para aplicações ARM.



Confira como jogar War em versão digital para Android, iOS e PC


War, popular jogo de tabuleiro, ganhou versões digitais no Android, iOS e para PC. O game mantém toda a estrutura básica já conhecida, incluindo suas regras intactas. É possível jogar contra o computador ou online contra amigos, via Internet, e as partidas podem ser tão intensas quanto as do “mundo real”. Confira como jogar e saiba dicas para se dar bem nesta nova edição do clássico:
Faça o download de War
Dois modos de jogo
O War digital tem dois modos de jogo, que mais ou menos se autoexplicam. Modo local é para jogar contra a inteligência artificial, o computador, em até seis participantes na mesa. Modo online te leva para jogar em rede, seja contra amigos ou contra desconhecidos via Internet – mais sobre esses modos adiante.


GoogleTradutor vai funcionar dentro de apps no Android 6.0



São Paulo – O Google Tradutor vai funcionar dentro dos aplicativos que você utiliza em um smartphone com sistema Android. 

O novo recurso, que estará disponível a partir do sistema Android 6.0 Marshmallow, terá suporte para a tradução de 90 idiomas.

Basta selecionar o trecho de um texto cujo significado você não sabe e a opção de traduzir será exibida.

Será possível ver a tradução de uma mensagem recebida no WhatsApp, conferir a experiência profissional de alguém no LinkedIn ou ver o que dizem os usuários do TripAdvisor.

Contudo, por ora, somente esses três apps têm suporte para a integração com o Google Tradutor.

O Google não mencionou se a função será levada para o sistema iOS, do iPhone.



Usuários do Android One também estão recebendo a atualização Marshmallow



A Google é uma das maiores companhias do mercado, é justamente por isso que ela está em constante expansão, seu objetivo é conquistar os maiores mercado ao redor do mundo. Apesar disso, ela também quer fazer o bem para as pessoas com menos acesso à tecnologia. Foi por isso que a gigante criou o programa Android One, que oferece smartphones de baixo custo para pessoas com menos poder aquisitivo nas áreas mais pobres do mundo.

Como os dispositivos são baratos, eles não são fabricados com componentes potentes. Ou seja, não são nenhum topo de linha. Apesar disso, alguns usuários com smartphones da linha One afirmaram que já começaram a receber o novo sistema operacional da companhia.

Os Nexus não foram os únicos a receber o Android 6.0 Marshmallow, mesmo com dispositivos de baixo custo alguns usuários já estão aproveitando. A informação foi retirada do site Tech-Droider, que afirmou que o novo sistema já chegou aos usuários do aparelho Spice Dream Uno.



Golf Variant 2016 com tecnologia CarPlay e Android Auto chega por R$ 89.690


A Volkswagen lança a linha Golf Variant 2016 trazendo uma novidade para quem gosta de ficar mais conectado. A partir de agora, a station wagon traz o novo sistema de infotainment App-Connect com MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto integrados.

A tecnologia permite que a tela do celular seja “espelhada” na tela central do sistema de Infotainment. Os novos sistemas são o “Composition Media”, “Discover Media” e o “Discover Pro”, todos uma evolução do ofertado no Golf. Os dois primeiros tem telas de 6,5” sensíveis ao toque, coloridas, de alta resolução e já contemplam o App-Connect.


Android vai ganhar recurso semelhante ao 3D Touch do iPhone 6s


Principal novidade presente nos iPhones 6s e 6s Plus, o recurso 3D Touch chegará a dispositivos concorrentes no começo de 2016 pelas mãos da Synaptics.

A empresa é responsável pela tecnologia ClearForce, que libera uma série de controles na tela de acordo com a força aplicada pelo usuário. Isso inclui rolagem, zoom e visualização panorâmica de imagens, controles de jogos, desbloqueio do aparelho, menus de contexto, entre outras coisas.

Não foi informado especificamente quais fabricantes estão discutindo a adoção da tecnologia, mas o The Next Web afirma que é seguro incluir as marcas que vendem smartphones com Android nessa lista.




Google pode anunciar suporte de apps Android no Windows 10 Mobile



Microsoft é o centro das atenções e deve continuar assim até um pouco depois do evento agendado para hoje (06) em Nova York, quando deve apresentar novos smartphones, um tablet para a linha Surface e, provavelmente, novidades sobre a plataforma Windows. Há poucas horas vimos um boato apontando para a chegada dos tão desejados aplicativos da Google de maneira oficial para a plataforma de Redmond, mas poderíamos ter um anúncio ainda mais expressivo.

Novas informações que circulam na grande rede indicam que a Google poderia subir ao palco no evento da Microsoft com o anuncio do suporte para aplicativos Android, incluindo a própria loja Google Play para o Windows 10 Mobile. Já citamos anteriormente que a as gigantes de Mountain View e Redmond chegaram a um acordo sobre patentes envolvendo o sistema do robozinho verde, mas os argumentos para reforçar a tese de aplicativos Android oficialmente no Windows 10 vão além.

Já não é segredo há bastante tempo que a Microsoft trabalha no projeto Astoria para levar aplicativos Android ao Windows 10 Mobile, inclusive temos confirmação da própria empresa sobre testes de aplicativos portados do Android na Windows Store. Desenvolvedores independentes também trabalham na criação de ferramentas para que qualquer usuário possa instalar seu aplicativo Android desejado no Windows 10. Ou seja, caso a Google realmente suba ao palco para anunciar o suporte, estaria apenas oficializando o que já é feito extraoficialmente por muitos usuários.



Enquanto Android Marshmallow é lançado, Lollipop domina 23% do mercado



Enquanto Google vem lançando o Android Marshmallow para a linha Nexus, o Android Lollipop completa seu primeiro ano de existência e continua crescendo lentamente sem chegar nem a 1/4 dos dispositivos do mercado. Em agosto, o pirulito estava presente em 21% de todos os dispositivos ativos do mercado, alcançando agora 23,5% desta fatia. Parece pouco? Desta vez, vemos um novo relatório, do mês de setembro, mostrando que pouca coisa mudou em 30 dias.

KitKat ainda é o rei do pedaço. A sobremesa com nome de chocolate da Nestlé ostenta a marca de 38,9% dos dispositivos do mercado. Esse valor mostra que apenas 0,3% dos dispositivos com esta versão foram atualizados para o Lollipop? Em agosto, foi constatado que 39,2% dos celulares, e demais aparelhos do mercado, rodavam esta versão do sistema. Como isso é possível? Pelo simples fato de que ainda há empresas que lançam smartphones com esta versão do Android, especialmente no mercado chinês que traz muitos lançamentos com hardware mais fraco e software defasado.



Novo Porsche 911 não terá Android Auto porque a Google pede dados demais




O novo Porsche 911 está chegando. E com ele, devemos ter um dos primeiros supercarros a trazer suporte à tecnologia CarPlay da Apple – e só ela. Mas por que a empresa não traria também um sistema pronto para usar o Android Auto, como é (possivelmente) o caso da Mercedes? Porque a Google pede informações demais sobre seu veículo, ao que parece.

A informação surgiu com uma lista de curiosidades que não estavam “necessariamente no anúncio oficial”, feita pelo site Motor Trend. Segundo eles os representantes da Porsche teriam revelado que, como parte do acordo para ter o Android Auto, a fabricante deveria coletar uma série de dados de seus veículos constantemente e enviá-los para a Google.



Google corrige novas falhas Stagefright para Android

O Google publicou duas soluções para novas vulnerabilidades de segurança relacionadas ao Stagefright, uma das quais afeta versões do Android lançadas desde 2008 e coloca milhões de usuários em risco.

As falhas foram descobertas pela empresa de segurança Zimperium, que também revelou as vulnerabilidades Stagefright originais em abril deste ano.

Em um aviso publicado nesta semana, o Google disse que não parecia que cibercriminosos já tinham começado a explorar as falhas.

As vulnerabilidades mais recentes são apenas um pouco menos perigosas do que suas antecessoras, que permitiam que um aparelho fosse comprometido com o simples envio de uma mensagem multimídia (MMS) criada especialmente para isso. Para isso, o criminoso só precisava saber o número de telefone da vítima.

Para explorar as falhas mais recentes, chamadas de Stagefright 2.0, o criminoso precisa convencer um usuário a visitar um site e reproduzir um conteúdo de vídeo ou áudio.

As vulnerabilidades se relacionam com a maneira como o Android processa os metadados desse conteúdo, afirma a Zimperium.

O Google liberou um update over-the-air para seus aparelhos Nexus Android e notificou seus parceiros sobre os problemas em 10 de setembro, afirma a empresa.



Apps para Android ganham tradutor com até 90 línguas


Com o lançamento do Marshmallow, último sistema operacional do Android, várias funcionalidades novas estão surgindo. Uma delas, que foi anunciada pelo Google nesta terça-feira, 6, é que agora alguns apps populares, como o WhatsApp, poderão traduzir textos diretamente em suas plataformas.

São cerca de 90 línguas disponíveis nessa ferramenta, que permite que os desenvolvedores tragam o Google Tradutor para dentro de seus aplicativos. Será necessário que os usuários tenham o aplicativo do Tradutor instalado em seus aparelhos, contudo.

Além do app de troca de mensagens, também foram citados aplicativos como o LinkedIn e o TripAdvisor, que são voltados, respectivamente para negócios e viagens (o que faz com que a funcionalidade seja bastante útil).




Reportagem do 'Senhora Volta Aqui' vira jogo para celulares android



Quem acessou a internet nos últimos dias sabe que o meme da vez tem nome e sobrenome: Edinair Maria dos Santos. Em reportagem, a funcionária pública foi flagrada batendo o ponto e indo embora sem trabalhar. Questionada sobre sua rotina, Edinair não responde, surpreendendo repórter e espectadores com uma fuga incrível.

Depois de inúmeras montagens em vídeo, áudio, imagem e até páginas no Facebook, feitos em poucos dias, o meme agora chega às telas dos smartphones em formato de jogo. Batizado de “Senhora Volta Aqui”, o game foi lançado pela produtora Nerdeek e está disponível gratuitamente para aparelhos Android.

No game de visual retrô, o objetivo do jogador é ajudar Edinair a correr da repórter e do cinegrafista. Mas não pense que essa tarefa é fácil como foi na vida real. Ela precisa pular obstáculos e pessoas pelo caminho enquanto a velocidade aumenta.


Easter Egg do Android Marshmallow



Como você já deve estar acostumado a saber, a Google sempre esconde um easter egg nas versões principais do Android. E é claro que no novo Android Marshmallow isso não seria diferente. E para a surpresa de ninguém, o método de acessar o easter egg é exatamente o mesmo das versões anteriores: basta acessar Configurações > Sobre o telefone e pressionar a versão do Android várias vezes.

À primeira vista, somente a logo do Marshmallow é aberta da mesma forma como aconteceu com o Gingerbread, com o Ice Cream Sandwich e com tantas outras versões do sistema operacional. Mas é nesse momento que surge o grande segredo do novo Android Marshmallow. É possível fazer com que a logo do SO seja substituída por um minigame bem divertido.




Android 6.0 Marshmallow


O Google finalmente anunciou o nome que marcará a próxima versão do Android, até então chamada apenas de M. Como você pode perceber pelo imenso doce que o robô está segurando acima, o doce que acompanhará a próxima versão do sistema é o Marshmallow. E tem mais: o número da versão, diferente do que muitos pensavam, será 6.0 (e não 5.2!).

Com o lançamento iminente, o que exatamente mudou? Ou melhor: já tem tanta coisa nova para o Google mudar o número da versão? Bom, pelos três previews do sistema para os desenvolvedores, é possível ter uma ideia do que devemos esperar em nossos dispositivos durante o próximo ano (e até que são muitas coisas novas). As novidades completas você acompanha nos próximos parágrafos.

Novo sistema de permissões
Se você acompanhou o Google I/O em maio, já sabe do que isso se trata. Para melhorar o processo de instalação e atualização de aplicativos, o Google introduziu um novo modelo para garantir permissões aos aplicativos, semelhante ao que é usado no iOS atualmente.

Basicamente, um app não precisará mais apresentar as permissões que ele precisa logo na instalação. Em vez disso, as permissões serão solicitadas conforme o aplicativo necessitar. Na imagem acima, é possível ver o aviso que o WhatsApp exibiria quando precisasse acessar o seu microfone para, por exemplo, gravar uma mensagem de voz.



Continue Lendo...

iOS sofre queda em distribuição no mês de setembro enquanto Android sobe alguns pontos



O mês de setembro parece que não foi tão interessante para a Apple, de acordo com uma pesquisa realizada pelo NetMarketShare. A empresa já bastante conhecida de pesquisa monitora o tráfego da web e utiliza os dados analisados pra ter uma ideia de como anda a distribuição do mercado.

No que diz respeito a sistema operacional, a empresa detectou que a Apple sofreu uma queda em sua distribuição, a medida que o Android subiu alguns pontos. De acordo com a pesquisa, o iOS da Apple caiu de 40.82% no mês de agosto para 38.58% para o mês de setembro, que se tornou o mês com a menor distribuição para o sistema da Apple em 2015.

Enquanto isso, o Android se aproveitou da queda da concorrente para subir alguns pontos dessa distribuição. O sistema operacional da Google subiu de 52.14% em agosto para 53.54% em setembro, o que é um número bastante positivo, visto que o Android iniciou o ano com apenas 47.45%. O sistema operacional da Microsoft acabou o mês de setembro com 2.48%, caindo em relação ao mês anterior, agosto, quando tinha 2.60% da distribuição.  




5 mitos sobre o seu smartphone Android que você considerava verdadeiros


1. Usar apenas o carregador que vem com o smartphone
Se isso fosse certo, nenhum dos smartphones que testamos na redação funcionaria. Aqui normalmente não usamos quase nunca o carregador que inclui o dispositivo. De todas as formas existe um pouco de verdade neste mito.

Os amperes, volts e watts afetam a carga de um dispositivo. Cada carregador costuma ter diferentes especificações. Você pode conectar qualquer dispositivo com entrada USB a qualquer cabo USB e nada explode. O normal é que com um carregador mais potente o carregamento seja mais rápido.

O importante é respeitar a voltagem e os watts. Você pode usar um carregador com mais amperes de saída sempre que respeitar a voltagem. Se tiver um smartphone com carregamento rápido, o melhor é usar um carregador com o mesmo sistema, como ocorre com o Galaxy S6 e família, mas também funciona com qualquer outro carregador. QUando um carregador não tem poder suficiente para carregar algum tablet, é porque o dispositivo precisa de mais tensão na saída do carregador.


Motorola pretende remover vários recursos únicos com atualização do Android Marshmallow


Recentemente, vimos a Motorola liberar a sua lista de smartphones que serão atualizados para o Android 6.0 Marshmallow. A empresa deixou alguns modelos recentes de fora, como o Moto E lançado no começo deste ano, deixando alguns usuários irritados. Mas a empresa chegou com mais novidades que trará com essa mudança. Anteriormente, a mesma comentou que várias novidades da nova versão do sistema seriam liberadas para os seus clientes, como pode ser visto abaixo:

Modo Doze – Esse novo recurso monitora seu telefone e o coloca em um sono profundo quando ele não está sendo usado, o que pode estender substancialmente a vida da bateria.

Now on Tap – Google Now está ainda melhor no Android M. Basta pressionar e segurar o botão home para abrir o Google Now com informações baseadas em tudo o que você está fazendo no momento.

Android Pay – Android M permite acionar o Android Pay com um simples toque para realizar compras e pagamentos de maneira muito fácil e prática, sem ter que abrir um aplicativo separado.

Direct Share – Compartilhe suas fotos, notícias, links, etc., com seus contatos favoritos com facilidade e rapidez.


Continue Lendo...

Android Marshmallow: confira o que muda em relação ao Lollipop


O Android 6.0 (Marshmallow) chegou para os usuários com diversas novidades. O sistema operacional do Google teve a versão de 2015 apresentada, nesta terça-feira (29), em evento da desenvolvedora nos Estados Unidos. Confira as principais mudanças do Android M em relação ao Android 5.0 (Lollilop).
Android M tem joguinho secreto; aprenda a acessá-lo e divirta-se
Com foco na usabilidade, o sistema ganhou interface repaginada - ainda com Material Design -, menos apps nativos, modo de economia de bateria eficiente, mais segurança e outras funcionalidades.


Vaza lista completa dos smartphones que devem ser atualizados para o Android Marshmallow



Desde que Google anunciou o Android Marshmallow em evento na semana passada juntamente com os novos Nexus, esperamos por um manifesto das fabricantes para informar quando teremos a novidade chegando em nossos smartphones. Motorola foi uma das primeiras a revelar todos os smartphones que serão atualizados para a nova versão do sistema da Google. LG também já deixou claro, que, pelo menos até este momento, o G3 e G4 também contam com atualização garantida. Mas, e as demais?

Agora temos a informação pelo site Gizmochina de todos os celulares, confirmados até este momento, que receberão atualização para o Android 6.0 Marshmallow. A tabela abaixo registra algumas destas confirmações, mas podemos ter certeza se todos eles realmente serão atualizados para a próxima versão do Android.

Como pode ser visto, da Samsung temos o Galaxy Note 5, Galaxy S6 Edge+, Galaxy S6, Galaxy S6 Edge, Galaxy Note 4, Galaxy Alpha, Galaxy S5, Galaxy A8 e Galaxy A7. Aqui vemos que mais modelos da empresa foram incluídos na lista, já que uma versão preliminar mostrou que o S5 tinha ficado de fora, o que estava deixando muitos usuários deste smartphone irritados. Como dito da LG, temos o G3 e G4, mas o G Flex 2 também faz parte da lista. No entanto, a empresa estuda a possibilidade de levar a atualização para os demais G2, G2 Pro e G Flex.



O smartphone Android da Microsoft está próximo de acontecer



Colocar Android e Microsoft em uma mesma frase poderia soar estranho há algum tempo. Afinal, a empresa hoje comandada por Satya Nadella é a dona do império de software construído sob os pilares do Windows. Tudo girava em torno dele e todos os sistemas e serviços derivavam dele: Windows Phone, Windows Server, Windows isso e aquilo… Porém hoje a história é outra. Satya está fazendo uma mudança histórica na companhia e, por mais radical que pareça, já tem mostrado resultados positivos.

A Microsoft atualizou todos os computadores e tablets com Windows 7 e 8/8.1 para o Windows 10 gratuitamente, a suíte de aplicativos Office deixou de ser exclusividade do Windows Phone, a Microsoft revelou ter sua própria versão do Linux e anunciou uma parceria com a Canonical, criadora do Ubuntu, a assistente pessoal Cortana estará disponível em todos os ecossistemas, entre outros assuntos.

Só por aqui já deu para notar que a empresa está dedicada em oferecer o melhor serviço para todos, e não só para quem usa Windows. Isso mostra que ela amadureceu e é capaz de atender a demanda em todos os meios.




Aprenda a ativar a verificação de aplicativos e mantenha o Android seguro


A função “Verificação de aplicativos” é um serviço do Google que executa uma varredura em seu smartphone Android em busca de apps potencialmente perigosos à sua segurança e privacidade. Essa função protege o usuário de muitas ameaças e aplicativos feitos por desenvolvedores mal intencionados. Neste tutorial, o TechTudo vai ensinar como ativar e desativar a verificação em seu celular. Mas ressaltamos que é importante deixá-la sempre ativa.

Como usar os atalhos de teclado do PC no celular?



HTC alega que plano de atualizações mensais de segurança no Android é surreal


Muito já se falou sobre o Stagefright, uma falha de segurança no Android que alguns pesquisadores acreditam ser a "pior vulnerabilidade na história do sistema operacional" e que pode afetar os dispositivos móveis apenas ao receber uma mera mensagem MMS. Sua gravidade se dá a falta de necessidade de abrir a mensagem para que o aparelho sofra os danos. A Google está ligada no problema e pretende eliminá-lo antes que alguém decida explorar o mesmo.

A empresa vem prometendo que os usuários de aparelhos Nexus receberão atualizações de segurança que acabam com a vulnerabilidade. As correções feitas serão divulgadas abertamente pela Google, possibilitando que as empresas parceiras como a Samsung e a Motorolla também ajustem os seus aparelhos. Não apenas isso, mas a gigante de Mountain View busca criar uma política mensal de atualizações de segurança importantes, para garantir que smartphones com Android estejam sempre protegidos pelas ameaças mais recentes descobertas.


Análise ao Android One bq Aquaris A4.5

Oferecer aos utilizadores Android um smartphone a preço acessível com a garantia de que receberá atempadamente todas as actualizações ao sistema operativo, foi o objectivo primordial da Google e da bq, ao se unirem numa parceria para trazer o projecto Android One à Península Ibérica.

O bq Aquaris A4.5 foi o modelo desenvolvido e nós já o testámos. Venha conhecer o novo Android One.

Aspectos positivos

Actualizações garantidas durante 2 anos
Câmaras
Qualidade do ecrã
Autonomia
Desempenho geral

Aspectos negativos

Dimensões



Confira como editar o perfil do Periscope no Android e no iOS


Ao criar uma conta no Periscope, os seus dados pessoais e foto de perfil são importados do Twitter, desenvolvedora por trás do aplicativo de transmissão de vídeos ao vivo. Apesar disso, você pode facilmente editar essas informações de usuário, como nome e descrição, bem como escolher um avatar diferente.
Cinco dicas para aproveitar melhor o Periscope nas suas transmissões
Não sabe como fazer isso na plataforma? Confira as dicas e aprenda a editar o perfil do Periscope tanto no iPhone quanto no Android. 
iOS
Passo 1. Toque sobre o botão localizado no canto inferior direito da tela. Em seguida, clique no ícone representado pela silhueta de uma pessoa, no canto superior direito, e toque em “Editar”, também no canto superior direito;


Android Wear recebe os jogos clássicos Street Fighter II, Mario Bros, Tetris e Pac-Man


Android Wear, sistema da Google para relógios inteligentes, está evoluindo a passos largos e agora torna os dispositivos para pulsos muito mais independentes. Uma prova disso é o lançamento do LG Watch Urbane 2nd Edition como o primeiro modelo a porta o sistema e contar com suporte para conexões 4G. Mas nossa pauta hoje é para falar sobre jogos, incluindo alguns para os mais saudosistas.

O grupo Hacking Jules, conhecido por conseguir rodar sistemas e outros aplicativos dentro das plataformas móveis mais famosas, voltou à ativa nos últimos dias para fazer um relógio LG G Watch rodar jogos clássicos, tais como o Street Fighter II, Mario Bros, Tetris e Pac-man. Todos eles funcionam perfeitamente com a ajuda do emulador MAME, confira:

Confira se seu aparelho Motorola vai receber o Android 6.0


Faltam poucos dias para o Google liberar o novo Android 6.0 Marshmallow. A partir da próxima semana, o sistema estará disponível nos novos smartphones e tablets da linha Nexus. A Motorola, porém, se antecipou e já revelou quais aparelhos serão compatíveis com a atualização.
A Motorola não disse quando a atualização deve chegar aos dispositivos, mas afirmou estar trabalhando o mais rápido possível. Todos os aparelhos lançados no ano passado pela marca receberão o novo Android, exceto pelo Moto E de 2ª geração.
O Android 6.0 não possui a enorme reformulação visual que a versão 5.0 Lollipop trouxe, em vez disso ele está centrado em torno de uma série de melhorias de estabilidade e experiência do usuário.
Uma das novidades é um modo de economia de energia chamado Doze, que permite ao sistema desligar processos quando detecta que o dispositivo não foi usado por um período de tempo.


O pior bug do Android está de volta


Os pesquisadores descobriram duas falhas graves no Android que poderiam afetar centenas de milhões de telefones. 

Em julho foi encontrada a maior falha de segurança do Android, a Stagefright, que pode ser explorada com uma simples mensagem de texto e afetar 95% dos usuários. Assim que o Google descobriu esta falha, ele lançou uma atualização para corrigir esta vulnerabilidade, mas agora, a Zimperium, uma empresa de segurança, descobriu duas outras falhas que estão presentes em todas as versões do Android, antigas e recentes, o que poderia afetar cerca de 1.400 milhões de celulares, segundo informa o portal es.ccm.net. 

Estas falhas, chamadas de Stagefright 2.0, permitem que um hacker contamine os dispositivos afetados através da prévisualização dos arquivos maliciosos de áudio MP3, ou de vídeo MP4, para invadir o dispositivo. O ataque pode ser desencadeado ao visitar um site fraudulento, ao conectar-se a mesma rede sem fio que o intruso ou ao executar um aplicativo de outros fabricantes que utilizem as bibliotecas afetadas pela falha de segurança. A primeira versão da vulnerabilidade está presente em versões mais antigas do sistema operacional do Google, mas a segunda também afeta o Lollipop Android 5.0 e as versões posteriores. Se um hacker conseguir explorar essa falha, ele poderá controlar o dispositivo contaminado e roubar os dados pessoais do usuário. 

O Google anunciou que vai disponibilizar uma atualização de segurança na próxima semana, mas a sua distribuição depende dos fabricantes e das empresas de telefonia; assim sendo, isso poderia levar algumas semanas ou meses para que ela atinja todos os usuários implicados. 


Os 10 melhores aplicativos Android da semana


Semanalmente destacaremos em vídeo e em postagens os 10 melhores aplicativos para Android, iOS e Windows Phone, tudo para deixar você informado sobre os melhores apps disponíveis para seu Smartphone!

Esta semana destacamos a chegada na Play Store de diversos apps que anteriormente estavam disponíveis apenas para iOS, como o Snapshot da Adidas, o BuzzFeed News e o Inkboard. Além disso, temos novos jogos e muito mais. Confira!

1 – adidas Snapshot

Você que adora jogar futebol e, principalmente, dá aqueles chutes com efeito que quase sempre acabam em gol, já se perguntou qual a velocidade e trajetória do seu chute? Claro que no calor do jogo ninguém vai sair medindo isso por aí, até porque seriam necessários sensores de movimento e uma complexa estrutura de software. No entanto, com esse app da Adidas, sua curiosidade será sanada, pois ele consegue calcular velocidade, ângulo e distância dos seus chutes. Ele conta também com uns recursos bacanas de vídeo, como visualização em câmera lenta e efeitos especiais no video final, além de te permitir compartilhar as imagens com os amigos. Anteriormente disponível apenas para iPhone, ele acaba de chegar na Play Store.



A melhor segurança do Marshmallow é uma simples data


De acordo com o The Verge, a segurança do Android foi sempre um desafio, uma vez que é difícil ter os utilizadores, fabricantes e operadoras em sincronia. Mas a data pode ajudar nessa batalha.

O The Verge diz que, no menu de definições, há um título chamado “Android Security Patch Level”, seguido pela data. A partir desse dia, o dispositivo está protegido com todos os patches para Android.

Adrian Ludwig, chefe de segurança do Android, afirma que a data representa a aposta pública na habilidade da indústria em manter os dispositivos atualizados.



Enduro e Need For Speed estão entre melhores jogos da semana para Android


Enduro e Need For Speed se destacam entre os melhores jogos da semana para Android e marcam a transição entre o passado e o futuro. De um lado, Enduro é o primeiro game de corrida em que a “câmera” ficava posicionada atrás do veículo. O game lançado no Atari 2600 chegou na Google Play nesta semana. Do outro lado, Need for Speed No Limits é o jogo de corrida em 3D da EA com gráficos incríveis. Confira esses e outros destaques na lista com os melhores títulos para o sistema operacional do Google:
Como jogar Horizon Chase, o game de corrida para Android e iOS
- ENDURO (Grátis)
Enduro é a versão para Android do clássico game do Atari 2600. O título tem corridas emocionantes e jogabilidade simples. O jogo conta ainda com mecânicas básicas de movimentação ainda são usadas até nos dias atuais.