O Google finalmente anunciou o nome que marcará a próxima versão do Android, até então chamada apenas de M. Como você pode perceber pelo imenso doce que o robô está segurando acima, o doce que acompanhará a próxima versão do sistema é o Marshmallow. E tem mais: o número da versão, diferente do que muitos pensavam, será 6.0 (e não 5.2!).
Com o lançamento iminente, o que exatamente mudou? Ou melhor: já tem tanta coisa nova para o Google mudar o número da versão? Bom, pelos três previews do sistema para os desenvolvedores, é possível ter uma ideia do que devemos esperar em nossos dispositivos durante o próximo ano (e até que são muitas coisas novas). As novidades completas você acompanha nos próximos parágrafos.
Novo sistema de permissões
Se você acompanhou o Google I/O em maio, já sabe do que isso se trata. Para melhorar o processo de instalação e atualização de aplicativos, o Google introduziu um novo modelo para garantir permissões aos aplicativos, semelhante ao que é usado no iOS atualmente.
Basicamente, um app não precisará mais apresentar as permissões que ele precisa logo na instalação. Em vez disso, as permissões serão solicitadas conforme o aplicativo necessitar. Na imagem acima, é possível ver o aviso que o WhatsApp exibiria quando precisasse acessar o seu microfone para, por exemplo, gravar uma mensagem de voz.
Continue Lendo...