terça-feira, 29 de setembro de 2015

RELATÓRIO DE SEGURANÇA: ALGUNS SMARTPHONES ANDROID VÊM COM SPYWARE PRÉ-INSTALADO


Comprar um smartphone Android novo não lhe garante um equipamento “limpo”. Para além dos já polémicos (e inúteis?) aplicativos que as marcas insistem em instalar de fábrica nos telemóveis que, na maioria dos casos, ficam apenas a ocupar precioso espaço nos nossos aparelhos, existem agora relatos de um novo perigo.

De acordo com um novo relatório da empresa de segurança G Data, vários fabricantes de smartphones estão a vender telemóveis Android carregados com spyware, uma espécie de software-espião. Na lista de fabricantes envolvidos estão marcas como Lenovo, Huawei e Xiaomi. Mais de 26 modelos destes fabricantes de renome (entre outros) tinham spyware pré-instalado.

A G Data realizou esta pesquisa após ter divulgado que o smartphone Star N9500 vinha com inúmeras funções de espionagem. Segundo a empresa descobriu, o spyware usado em muitos dos dispositivos é praticamente impossível de detetar, uma vez que vem incorporado em aplicações populares como o Facebook ou o Google Drive e, por isso, ficam escondidos no sistema sem que o utilizador se aperceba.

Algumas das funções destes spywares que os investigadores identificaram envolviam ouvir e gravar conversas telefónicas, ver e copiar os contactos, aceder e registar a localização, tirar fotografias, registar conversas usando o microfone, desativar programas antivírus, entre muitas outras.