Todo o ecossistema Android consegue dar à Google uma posição invejável e única no mundo dos dispositivos móveis. Para além de ter as suas aplicações e os seus serviços presentes, é complicado que outras empresas consigam ocupar um lugar de destaque dentro deste sistema.
Esta posição tem valido à Google processos em diversos mercados. A Rússia, onde a Google tem uma posição frágil, acaba de provar que a empresa abusou da sua posição dominante.
Depois de terem em sido apresentadas queixas em Fevereiro deste ano, pela Yandex, contra a Google e a sua posição dominante no mercado russo, a agência que monitoriza as questões relacionadas com monopólios e situações de abusos de posições dominantes acabou de tomar uma decisão.
De acordo com a FAS (Federal Antimonopoly Service), a Google abusou da sua posição no mercado e violou a lei ao decidir instalar várias das suas aplicações no Android.
O resultado prático desta decisão é a aplicação de uma multa pesada à Google pelas suas práticas, que vão ser de um valor não revelado, mas que deve representar cerca de 15% das receitas obtidas pela empresa durante o ano passado, em território russo.